Com o decorrer da vida, sinais de deficiências funcionais vão aparecendo de maneira discreta e processos vão ficando naturalmente mais lentos, mas sem comprometer suas atividades, o que pode ser considerado como “envelhecimento saudável”. A adequação de nutrientes para os idosos aumenta a qualidade de vida, vitalidade, vigor, disposição, autonomia, mobilidade e independência. Por isto, é importante manter a adequação alimentar com uma variedade grande de nutrientes e utilizar da suplementação complementar para a promoção de saúde e prevenção de doenças.
Quando se fala em capacidade motora, sabe-se que as propriedades mecânicas das articulações atingem seu pico por volta dos 30 anos de idade e progressivamente passam a se deteriorar, em especial na região do quadril e joelho. Em estudo feito em Botucatu, em 2008*, avaliou 80 idosos, dos quais 90% referiram ter dor ao carregar peso, 97% relataram dor noturna, 90% referiram dificuldade para sentar, descer escadas, curvar-se ao chão, ficar em pé e levantar da cadeira. Visto isso, percebe-se a importância que uma dieta e suplementação adequada auxiliam na promoção na qualidade de vida e longevidade do Idoso.
A cartilagem presente na extremidade dos ossos é constituída por, aproximadamente, 60% de colágeno tipo II, uma proteína que auxilia dando coesão, hidratação, resistência, elasticidade e flexibilidade de tecidos. Com o envelhecimento natural, estima-se que 50% da população acima de 50 anos sofra com desgaste das articulações (artrose), estudos mostraram que suplementar colágeno tipo II auxilia na redução de enzimas que atacam as cartilagens, melhorando o quadro de inflamação e dor.
Quando o organismo não ataca mais exacerbadamente as cartilagens, é reestabelecida a homeostase entre quebra e síntese do colágeno tipo II, devolvendo a mobilidade e o conforto ao paciente, promovendo melhora da qualidade de vida e um envelhecimento com mais vitalidade, independia e disposição.
* CASSETTARI, Maria Rita. Osteoartrose em joelhos como fator limitante para a qualidade de vida em idosos. 2008.